Published
Last modified
O Primeiro Programa em C
Este é um programa muito famoso por ser o citado na primeira edição do primeiro livro de Ken Thompson e Dennis Ritchie, The C Programming Language. Então, vamos analisá-lo e ver que apesar de simples, ele apresenta muitas características da nova linguagem criada pelos dois.

//O primeiro programa em C
/*Adaptado do programa original do livro The C Programming Language
de autoria de Ken Thompson e Dennis Ritchie*/
#include <stdio.h>
int main (void){
printf ("Ola! Mundo.");
return (0);
}
A finalidade deste programa é apenas mostrar na tela uma mensagem dizendo Ola! Mundo. e terminar o programa.
A primeira vista parece um programa fútil, mas K&R pretendiam com isso mostrar ao mundo uma linguagem inovadora, que era mais produtiva e funcional, capaz de substituir as linguagens da época como por exemplo o Assembly e o B (criado pelo próprio Ken Thompson).
Comentário
//O primeiro programa em C /* Adaptado do programa original do livro The C Programming Language de autoria de Dennis Ritchie e Ken Thompson */
Comentários são linhas não compiladas, ou seja, não são comandos que devem ser executados pelo programa.
Então, se não são linhas executadas, qual a finalidade de adicionar um comentário?
A função dos comentários é deixar o código mais legível e para fazer anotações importantes dentro do próprio código, como por exemplo, anotar porque você usou uma lógica ao invés de outra, porque você nomeou aquela variável de tal forma, etc.
Nessas 5 primeiras linhas do código temos dois tipos de comentários, um de linha e outro de bloco.
Os comentários de uma linha só foram introduzidos anos depois da criação da linguagem, quando foi definido o padrão chamado C99 e são definidos pelas barras barras duplas (//). Tudo que estiver nessa linha será ignorado pelo compilador.
Já os comentários de várias linhas sempre existiu e você procede abrindo o comentário com /* e demonstrando onde termina o comentário com */. Tudo de estiver depois de /* e antes de */ será ignorado pelo compilador. Por isso nunca se esqueça de que quando abrir (/*), obrigatoriamente, você terá que fechar (*/). Isso é um erro muito comum de se cometer, principalmente para quem está começando.
Pré-processamento
#include <stdio.h>
Uma característica marcante de C é o pré-processamento.
A linguagem C tem a capacidade de importar bibliotecas de funções que são, leigamente, comandos já prontos para usar.
Cada um desses comandos, que chamamos de FUNÇÕES, estão organizados em bibliotecas diferentes. Bastando a nós determinar em qual biblioteca o compilador irá encontrar tal função.
O pré-processamento é determinado pelo caracter #.
Para importar uma biblioteca, basta usar o comando include.
Função Principal - O programa de fato
int main (void)
Todo o programa em C está estrito dentro da função MAIN.
MAIN é a primeira função a ser executada por qualquer programa em C, mesmo que tenha outras funções escritas antes dela.
Há compiladores que interpretam esta função mesmo incompleta, ou seja, você também como começar esta função escrevendo:
main ()
int main ()
main (void)
Mas para manter a portabilidade e evitar erros desnecessários de compilação, o melhor a fazer é declarar ela inteira -> int main (void).
Devemos salientar também que deve ser tudo em letras minúsculas, pois a linguagem C é case sensite, trocando por miúdos, ele distingui entre letras maiúsculas e minúsculas. Por exemplo:
MAIN não é a mesma coisa que Main, que não é a mesma coisa que MaiN, que por sua vez, não é a mesma coisa que MaIn, que também é diferente de main.
Então, de preferência, sempre use letras minúsculas.
Bloco de Dados
{
}
Os blocos de dados são utilizados para determinar todas as linhas de código que comandos ou funções devem executar de uma vez.
O bloco de dados é determinado pelo abrir e fechar de chaves ({}).
Você abre chaves onde se deve começar a executar e fecha onde deve terminar a execução. Em um programa pode haver mais de uma chave e o mesmo número de chaves aberta deve ser o de chaves fechadas.
No caso do primeiro programa, apenas abre a execução da função principal (main) e fecha-se no final de sua execução.
Funções e Processos
printf ("Olá! Mundo.");
return (0);
Qualquer programa é determinado pelo que está dentro das chaves.
O que está dentro das chaves pode ser uma função, uma palavra reservada (como IF, ELSE, FOR, ...) ou processo (operação matemática).
Em C, toda chamada de função, processo ou algumas palavras reservadas devem terminar a linha com um ponto e vírgula (;).
Como você pode ver na chamada da função printf e da palavra reservada return.
Até aqui é o básico de qualquer programação baseada em C. A princípio parece muita coisa, mas, relativamente, não é. Pois com o tempo, você irá se acostumar a declarar a função INT MAIN (VOID), pois todo programa precisa dela, e de tanto o compilador indicar uma linha errada, você nunca mais vai esquecer de que o único erro daquela linha foi a falta do ponto e vírgula no final. E se você não é bom em matemática, não se preocupe! Pois muitos bons programadores nunca fizeram uma faculdade de ciências exatas com ênfase em matemática.

O Primeiro Programa em C by Denys Xavier is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.